O Governo do Estado implantou o serviço aeromédico do Samu, em Lages. Com a presença do governador Jorginho Mello, a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a 5ª Base do Batalhão de Aviação da Polícia Militar foi firmada nesta quinta-feira, 20. A intenção é garantir mais assistência à saúde aos turistas que visitam a Serra catarinense nesta época do ano. Mas o serviço será mantido de maneira permanente na região.
A iniciativa faz parte da Estação Inverno, um conjunto de ações e eventos que o Estado organizou para destacar o potencial turístico e cultural da região.
“Essa parceria entre o Samu e a Polícia Militar vem para dar condições nessa temporada de atender as demandas na área de saúde, além da segurança. E depois vai permanecer de maneira fixa aqui. Para que as pessoas possam ser transportadas e a gente possa socorrer as pessoas. Então essa entrega de equipamentos vai ajudar, dar tranquilidade, fazendo melhorar a estrutura, trazendo funcionários que possam trabalhar e atender nessa estação”, disse o governador Jorginho Mello.
“A determinação do governador Jorginho Mello é neste sentido: inicia na Estação Inverno e deve continuar em função das longas distâncias que nós temos no Planalto Serrano. Com certeza vai salvar muitas vidas, então todo o custo, toda a estrutura vai ser mantida aqui”, destacou a deputada federal e ex-secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
O serviço que oferece e avançado à vida (UTI aérea) conta com a parceria do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), que dispõe de um helicóptero (Águia 04), para o atendimento de casos graves, resgates, ocorrências primárias e transporte aeromédico. O serviço contará com sete profissionais da saúde: cinco médicos e dois enfermeiros. Com a união dos trabalhos, espera-se uma redução no tempo de resposta a situações críticas, salvando mais vidas e proporcionando atendimento médico rápido e eficiente aos pacientes.
“Este foi um trabalho que iniciou com a deputada Carmen Zanotto, enquanto secretária, e que demos continuidade conforme a determinação do governador Jorginho Mello. Um importante investimento para a Serra catarinense. O serviço faz parte das ações que estamos desenvolvendo com a ampliação do serviço aeromédico em outras regiões como no Grande Oeste, com aquisição de uma aeronave asa fixa em Joaçaba”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
A Secretaria da Saúde também investiu na aquisição de novos equipamentos para a operacionalização do serviço durante o inverno. A disponibilidade de tecnologias aprimoram a capacidade das equipes de saúde em fornecer cuidados de alta qualidade em situações de emergência, garantindo que os pacientes recebam o tratamento necessário durante o transporte, independentemente das condições ou da localização.
“As cidades da Serra Catarinense possuem uma grande distância entre si. Uma aeronave com equipe de saúde encurta distâncias, dando apoio às unidades de e básico do Samu que estão alocadas na região. Isto é saúde levada a sério”, ressalta Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da SES.
Viaturas
Durante o evento também foram entregues três viaturas para a Polícia Militar de Santa Catarina. As companhias de Lages e Bom Jardim da Serra receberam um Hyundai/Creta cada uma e a de São Joaquim uma Mitsubishi/L200.
“Essa entrega intensifica o patrulhamento da nossa rede rural e as outras duas para as cidades. Nós paramos com aquele tempo de comprar um carro de eio, escrever polícia e colocar um luminoso para chamar de viatura. Quando se olha nossas viaturas hoje, elas têm motor potente, têm cara de viatura, não é só mais um carro de eio pintado, isso é a qualidade que o Governo do Estado traz”, ressaltou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio Pelozato.
Fonte: Daniela Melo | Ascom SES
Christiano Vasconcellos | Secom




Foto: Roberto Zacarias / SECOM